Artes

Midiateca Telecurso

A Cidade da Música da Bahia, localizada em Salvador, celebra a história da música desde a fundação da cidade até os dias de hoje. O espaço abriga duas exposições: “A Cidade de Salvador e Sua Música” e “História da Música na Bahia”, possui também uma Biblioteca e Midiateca, e oferece atividades educativas para o público visitante.

A série Sons da Bahia reúne livros que tratam de temas diversos com foco na produção musical do estado. A Bahia que foi berço da música de capela e do samba, projetou, desde o início da indústria fonográfica, nomes importantes no cenário brasileiro: Assis Valente, Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Maria Bethânia, Novos Baianos, dentre outros.

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país. Em sua programação apresenta exposições de artistas visuais consagrados do Brasil e exterior em cinco salas expositivas do museu, inserindo definitivamente o MAM no circuito nacional de arte contemporânea.

Considerado o primeiro projeto de Arte Vertical realizado na capital baiana, o MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre, oportunizou para o público soteropolitano uma galeria de arte a céu aberto, no centro antigo de Salvador. O Projeto contribui para a revitalização da região portuária da cidade e vem se tornando uma vitrine para artistas baianos e residentes na Bahia.

O Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia está sediado em Salvador e possui um acervo de mais de 1100 peças de cultura material africana e afro-brasileira contribuindo ativamente para a divulgação e preservação destas matrizes culturais. O museu tem como objetivo a investigação e ensino relacionados à museologia e seus processos operatórios.

HISTORIA EM QUADRINHOS DE HUGO CANUTO
A série de Histórias em Quadrinhos Contos dos Orixás de Hugo Canuto tem o objetivo de trazer o legado das culturas africanas que moldaram a Bahia, com suas tradições ancestrais representadas pelas histórias das divindades da África Ocidental.

Matéria do jornal com a notícia de que a tradicional Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro, foi reconhecida como patrimônio cultural de Salvador. A celebração é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matrizes africanas em Salvador.

O projeto nasceu do sonho da grande pesquisadora da infância, educadora e musicóloga Lydia Hortélio de criar uma instituição que valorizasse e difundisse a Cultura das Crianças. A ideia inicial era de um espaço físico que abrigasse a sua pesquisa de anos de caminhada pelo mundo aprendendo (com as crianças).

O Portal da Bahia Contemporânea pretende dar uma visão atual do estado, desde pontos de vista específicos até temas diversos. Busca fornecer visões contemporâneas, atualizadas periodicamente, do que se tornou a Bahia no século XXI.

Rede Anísio Teixeira
Duração: 8'14"

Aula-show: "História da Música Baiana", com Paulinho Boca de Cantor

Alunos e professores da rede pública de educação assistem à aula-show "História da Música Baiana", um projeto do cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação.

Sr. Brasil
Duração: 7'29"

Programa Sr. Brasil - TV Cultura Com o sambista Riachão

O sambista baiano, Clementino Rodrigues, conhecido como Riachão, compõe desde os 12 anos de idade e era um dos sambistas mais importantes do país. Neste vídeo, transmitido pela TV Cultura no programa Sr. Brasil, Riachão interpreta seus sucessos musicais "Parabéns" e "Cada Macaco no Seu Galho".

GloboPlay
Duração: 7'31"

Matéria de TV do Jornal da Manhã

Aniversário de Salvador: conheça os sons, sotaques, ruídos e sussurros da capital baiana.

Fundação Gregório de Mattos
Duração: 3'35"

PROJETO RUA – Roteiro Urbano de Arte

Iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, o projeto “RUA – Roteiro Urbano de Arte”, projeto da FGM, tem o objetivo de transformar o bairro do Comércio numa galeria a céu aberto, requalificando, enriquecendo, humanizando o local.

CDO Sergipe - Mestre Salgado
Duração: 15'00"

A Verdadeira Historia de Maculelê

Documentário realizado em Santo Amaro da Purificação na Bahia, sobre a história do Maculelê, uma dança tradicional da Bahia, com base (matriz) na cultura afro-indígena brasileira, que simula uma luta tribal usando bastões, sua origem é ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar na época do Brasil Colônia. Direção e Rorteiro: Almir Nascimento. Diretor de Produção: Pedro Urizzi.